• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cintos!


Nossas mais recentes clientes da Consultoria de Imagem demonstraram ter várias dúvidas sobre como usar os cintos, por isso republicamos esse post. Quem sabe ele ajuda outras leitoras também!
Sempre falamos sobre a importância dos cintos para compor uma produção. Eles enfeitam, agregam elementos de moda, marcam o corpo, são grandes aliados para corrigir as desproporções entre tronco e pernas e ainda dão acabamento às produções e posicionam as roupas.
Funcionam como terceiro elemento, peça-chave, quando marcantes e com informação de moda relevante.
Será que depois de todas essas vantagens você ainda não vai se render?



Atualmente o papel dessa peça simples, antes usada somente para segurar a calça, é de tamanha importância que devemos, na verdade, pensar nela não só como um complemento, mas como um verdadeiro acabamento da roupa, uma extensão dela.
Durante a consultoria percebemos que poucas pessoas fazem uso dos cintos ou, quando isso acontece, não tiram dele o melhor proveito possível.
Eu simplesmente AMO e uso MUITO. São democráticos por poderem ser usados por quase todas as mulheres, independentemente da idade, peso, estilo pessoal e, ainda, por serem acessíveis, com preços que cabem em todos os bolsos.

Arrematou a produção com um toque de cor e posicionou a blusa.
Com uma amarração diferente e usado sobre o coletão arremata super bem a produção e dá um toque de personalidade a ela.
Definindo a cintura de forma bem marcante, ajudando, inclusive, a modelar a blusa.
Diversas questões, contudo, devem ser levadas em conta na hora de escolher o cinto certo para cada roupa, ocasião e tipo físico.
Escolha do modelo em função do tipo físico:
- quem está acima do peso e/ou tem muito busto deve esquecer, de vez, os cintos muito largos, principalmente os usados logo abaixo dos seios. Eles "atraem" o olhar exatamente para um local sobre o qual não queremos chamar atenção e em relação ao qual não precisamos acrescentar volume. Dê preferência a cintos médios usados na cintura ou sob o quadril, levemente caído. Se o quadril for largo, contudo, a melhor opção é usar um cinto fino ou médio marcando, levemente, a cintura. Em nenhum dos casos vale apertar demais o cinto, hein?
- baixinhas: cintos muito largos são proibidos, a não ser que você queria parecer mais baixinha ainda...duvido! Prefira os modelos médios e finos, esses podem ser colocados aos pares, ficam um charme;
- para quem tem tronco curto vale usar um cinto médio mais caído sob os quadris, alongando a parte superior do tronco;
- já se as pernas são curtas e o tronco mais longo, prefira os cintos marcando a cintura, criando o efeito de pernas mais longilíneas, uniformizando a silhueta;
- barriguinha proeminente: evite cintos muito justos na cintura para não fazer a barriga ficar mais marcada. Abuse de batas mais larguinhas com cintos médios caídos sob o quadril, complementando com uma calça mais sequinha criando o equilíbrio necessário, alongando o visual e disfarçando o volume do abdômen;
- dica infalível para alongar a silhueta (serve para baixinhas, quem está acima do peso, que tem quadris largos ou seios fartos): camisa aberta, regata colorida por baixo e um cinto fino por cima da camisa. Cria-se, assim, uma linha visual na vertical, alongando e afinando, efeito "lipo" imediato!
Bom, existem diversas outras indicações de como usar cintos, mas depois, em outro post, detalho mais, ok?

Esse look da Olivia Palermo é lindo, mas tirem o cinto...ficaria tão charmoso? Perderia alguns pontos, né?
Modelo: nunca é demais falar que cada tipo de cinto tem seu lugar. O modelo deve ser escolhido em função da roupa. Parece que estou falando o óbvio, mas é sempre bom reforçar. Hoje, com a democratização da moda e do uso dos elementos dos quais dispomos, é até uma brincadeira misturar estilos. Um vestido de tecido fino com um cinto mais pesado ou um mega casaco arrematado por um cinto delicado fazem uma produção linda, mas essas combinações têm seu lugar, então cuidado! Não vale querer inovar demais usando um cintão pesado com um vestido de festa...pode, até, dar certo, mas o risco é grande.
Aqui o cinto foi estrategicamente colocado mais abaixo da cintura para criar um efeito alongador do tronco, compensando o comprimento da saia que já deixa as pernas mais longilíneas. Funcionou para acertar as proporções.
Conservação: como todas as peças do nosso guarda-roupa os cintos merecem, e pedem, cuidados especiais para que durem por longo tempo sem marcas ou deformidades.
NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM guarde-os "enroladinhos". Esse hábito faz com que fiquem quebrados. Pendurá-los é a melhor opção. Existem no mercado vários tipos de penduradores de cintos, desde os tradicionais ganchinhos, até cabides e acessórios para colocar no closet específicos para essa função. Esse tipo de organização, além de contribuir para a conservação das peças, facilita a visualização delas, por isso outra boa dica é organizá-los em grupos por cores, estilos, larguras etc.
A bossa ficou por conta do cinto duplo.
O couro deve ser hidratado com a aplicação de lustra-móveis em uma flanela bem limpa ou mesmo engraxados, em ambos os casos o cinto tem que ser limpo antes, tirando toda a poeira da peça.
Camurça pode ser limpa com escovinha de dentes usada, bem macia, passando-a no sentido do pelo para tirar toda a poeira e depois aplicar um pouco de água morna com sabão neutro e deixar secar bem antes de guardar.
As ferragens merecem especial atenção, evitando que enferrujem ou descasquem. Solução de benzina e vaselina (meio a meio) com um paninho macio limpa bem e proteja a peça. Sempre teste antes em um lugar mais escondido para ver se a peça suporta a mistura.
O cinto ajudou a transformar o suéter comprido em um vestido, acinturando e arrematando as peças.
Amarrações e posicionamento: os cintos podem ser usados de seu modo clássico, nos passantes da cintura, por cima de camisas, camisetas, sobre casacos, cardigãs, casaquetos, vestidos, macacões, por baixo de coletes, sobre o transpassado das cache-coeurs acinturando a produção. Podem, ficar mais caidinhos sob o quadril, enfim, pode ser usado com quase todo tipo de roupa e em posições diversas. Amarrados com um nó ficam modernos e descolados. Solte a imaginação!
Ufa, acho que é "só"! Agora seguem mais produções para visualizarmos tudo o que foi dito e nos inspirarmos.
Mais uma vez marcando a cintura, deixando a produção ainda mais feminina e elegante,
Short jeans e camiseta podrinha, dupla simples que fica mais charmosa com um cintinho fino dando acabamento e ajudando a posicionar a camiseta,
Toque de charme e acinturar, foi isso que o cinto fez.
Acintura o blazer mais larguinho.

Finaliza a produção e ajuda a posicionar o tricô.
Foi com o cito que ela quebrou o ar refinado do vestido, trazendo uma informação mais descontraída ao look.
Foi com o cinto que o P&B ganhou cor e ainda a blusa ficou bem posicionada dentro da saia
Quebrou o vestido em duas partes, criando a ilusão de saia e blusa, além de marca a cintura.
Peça poderosa que deu "O" toque final à produção.
Aqui o cinto foi peça chave para dar acabamento à dupla t-shirt e saia, que ficou parecendo um vestido.
Marcando a cintura e dando um toque a mais à produção.

Então, se animam? Vamos investir nos cintos, peça fácil de ter e que transforma nossas roupas.
Beijos e beijos.

Um comentário:

  1. Realmente, os cintos dão um super charme para as roupas.
    Esses cintos do post estão belíssimos!

    Beijos. Maria Thereza

    ResponderExcluir